O movimento Rastafári

O rastafarianismo, também conhecido como movimento rastafári ou Rastafar-I (rastafarai) é um movimento religioso que proclama Hailê Selassiê I, imperador da Etiópia, como a representação terrena de Jah (Deus). Este termo advém de uma forma contraída de Jeová encontrada no salmo 68:4 na versão da Bíblia do Rei James. O termo rastafári tem sua origem em Ras ("príncipe" ou "cabeça") Tafari ("da paz") Makonnen, o nome de Hailê Selassiê antes de sua coroação.
O movimento surgiu na Jamaica entre a classe trabalhadora e camponeses afro-descendentes em meados dos anos 20, iniciado por uma interpretação da profecia bíblica em parte baseada pelo status de Selassiê como o único monarca africano de um país totalmente independente e seus títulos de Rei dos Reis, Senhor dos Senhores e Leão Conquistador da Tribo de Judah, que foram dados pela Igreja Ortodoxa Etíope.
Alguns historiadores, afirmam que o movimento surgiu, e teve posteriormente adesão, por conta da exploração que sofria o povo jamaicano, o que favorece o surgimento de ideias religiosas e líderes messiânicos.
Outros fatores inerentes ao seu crescimento incluem o uso sacramentado da maconha ou "erva", aspirações políticas e afrocentristas, incluindo ensinamentos do publicista e organizador jamaicano Marcus Garvey (também freqüentemente considerado um profeta), o qual ajudou a inspirar a imagem de um novo mundo com sua visão política e cultural.
O movimento é algumas vezes chamado rastafarianismo, porém alguns rastas consideram este termo impróprio e ofensivo, já que "ismo" é uma classificação dada pelo sistema babilônico, o qual é combatido pelos rastas.
O movimento rastafári se espalhou muito pelo mundo, principalmente por causa da imigração e do interesse gerado pelo ritmo do reggae; mais notavelmente pelo cantor e compositor de reggae jamaicano Bob Marley. No ano 2.000 havia aproximadamente um milhão de seguidores do rastafarianismo pelo mundo, algo difícil de ser comprovado devido à sua escolha de viver longe da civilização. Por volta de 10% dos jamaicanos se identificam com os rastafáris. Muitos rastafáris são vegetarianos, ou comem apenas alguns tipos de carne, vivendo pelas leis alimentares do Levítico e do Deuteronômio no Velho Testamento.
O encorajamento de Marcus Garvey aos negros para terem orgulho de si mesmos e da sua herança africana inspiraram Rastas a abraçar todas as coisas africanas. Eles eram ensinados que haviam sofrido uma lavagem cerebral para negar todas as coisas negras e relativas à África, um exemplo é o porque que não se ensinava sobre a antiga nação etíope, que derrotou os italianos duas vezes e foi a única nação livre na África desde sempre. Eles mudaram sua própria imagem que era a que os brancos faziam deles, como primitivos e saídos das selvas para um desafiador movimento pela cultura africana que agora é considerada como roubada deles, quando foram retirados da África por navios negreiros. Estar próximo da natureza e da savana africana e seus leões, em espírito se não fisicamente, é primordial pelo conceito que eles tem da cultura africana. Viver próximo e fazer parte da natureza é visto como africano. Esta aproximação africana com a natureza é vista nos dreadlocks, ganja, e comida fresca, e em todos os aspectos da vida rasta. Eles desdenham a aproximação da sociedade moderna com o estilo de vida artificial e excessivamente objetivo, renegando a subjetividade a um papel sem qualquer importância.
Os rastas dizem que os cientistas tentam descobrir como o mundo é por uma visão de fora, enquanto eles encaram a vida, de dentro olhando para fora; e todo rasta tem de encontrar sua própria verdade.
Outro importante identificador do seu afrocentrismo é a identificação com as cores verde, dourado, e vermelho, representativas da bandeira da Etiópia. Elas são o símbolo do movimento rastafári, e da lealdade dos rastas a Hailê Selassiê, à Etiópia e a África acima de qualquer outra nação moderna onde eles possam viver. Estas cores são freqüentemente vistas em roupas e decorações; o vermelho representaria o sangue dos mártires, o verde representaria a vegetação da África enquanto o dourado representaria a riqueza e a prosperidade do continente africano.
Muitos rastafáris aprendem a língua amárica, que eles consideram ser sua língua original, uma vez que esta é a língua de Hailê Selassiê, e para identificá-los como etíopes; porém na prática eles continuam a falar sua língua nativa, geralmente a versão do inglês conhecida como patois jamaicano. Há músicas de reggae escritas em amárico.

16 comentários:

  1. tem comunidade ou igreja Rastafari em sao paulo gostei sobre tudo de rastas e o reggae. obgd

    ResponderExcluir
  2. Rasta nao tem igreja e nao vive em comunidades.

    ResponderExcluir
  3. Correção de seu texto; Os Etíopes derrotaram os italianos apenas uma vez em 1896! Em 1936, 40 anos após, a Itália conquistou toda a Etiópia, após uma guerra colonial de quase 08 meses! Ficaram 05 anos no território, e foram expulsos pelas tropas inglesas durante a 2º guerra mundial, onde perderam também suas outras colônias africanas como a Somalia, a Eritreia e a Libia!

    ResponderExcluir
  4. Pra vc que gstou da cultura , ótimo , fico feliz por ter mais pessoas rastas no nosso meio... foi a melhor escolha de vida que ja pude fazer .. sou rasta ,sou vegetariana, sou artesã, minha vida mudou completamente dps de tudo que vivenciei e vivo todo dia apos entrar pra essa cultura, a cultura rastafári, mas tem que entra com alma!
    Vlw !
    A paz de jah pra tds rastas !!

    ResponderExcluir
  5. ANTONIO FERNANDO DE OLIVEIRA7 de dezembro de 2019 às 04:15

    Porque a descriminação ou até MESMOS a exclusão pelo sistema?
    Como sobreviver encarar isso?

    ResponderExcluir
  6. Halle Silassie nos deu a liberdade espiritual, de poder crer em todos os tipos de religiões e que podemos alcançar deus, náo precisamos ser de nenhuma religiao e sim livres para poder aprender com todas!

    ResponderExcluir
  7. Alguém sabe como faço para morar numa comunidade rastafári aqui de Brasil? Agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar 61981107539

    ResponderExcluir
  8. Tem algum grupo de whatsapp rastafari

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde JAH BLESS a todos
    Vocês irmão tem grupo de Whatsapp
    Quê na cidade onde moro não tem comunidade
    E eu ia ficar muito orgulhoso de ter conhecimento com os irmão rastafari

    ResponderExcluir
  10. “ENCONTRO REGGAE BRASIL-1”
    O SHOW DO ANO.
    RECORDE DE PUBLICO
    Imperdível!
    Artista Global-37 álbuns gravados e distribuídos em todas as plataformas de musicas do mundo.
    Em todas as rádios, TV”S, Sites, Comunidades, Blogs de todo o mundo.
    Ouça agora.
    Sanduck Villas
    Musica: Vai Sara by Sanduck Villas
    https://open.spotify.com/album/691AqDmfa4MdymwaQB4jeL?si=3CrlQUUlR32mhyOkwmYm1Q

    ResponderExcluir
  11. GOSTARIA DE CONHECER MELHOR OS PRINCIPIOS Q REGEM A DOUTRINA RASTAFARI

    ResponderExcluir
  12. Como faço pra conhecer e saber mais sobre a religião rasta pois quero aderir pra minha vida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fumando ganja 24 horas por dia é a forma mais rápida de encontrarse com jah

      Excluir